4 min • 05/01/2023
A campanha Janeiro Branco foi programada para esse mês justamente para que seja aproveitado o momento de reflexão e de planejamento, vinculada à ideia de recomeço. Desse modo, o principal objetivo da campanha é debater a relevância da saúde mental e dos cuidados para com as emoções.
Tendo isso em vista, vamos explicar o significado do Janeiro Branco e a importância da campanha para estimular a conscientização da sociedade quanto ao bem-estar emocional e a saúde mental.
Confira, então, porque é tão importante se atentar a esses cuidados, principalmente no período de pandemia que já passou, mas que ainda estamos vivendo de certa forma.
O que significa o janeiro branco?
Com a chegada do mês de janeiro é dado início ao primeiro dos meses coloridos do ano e com ele a campanha Janeiro Branco. Assim como o Outubro Rosa ou o Novembro Azul, que estimulam a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e próstata, respectivamente, o Janeiro Branco foi criado com propósitos parecidos. O objetivo da campanha é estimular a compreensão de que a mente, igual o físico, também merece cuidados especiais.
Colocar esse tema em destaque e desenvolver uma abordagem mais incisiva, estimulando a conscientização sobre a importância da prevenção dos danos emocionais são algumas das propostas trazidas por essa campanha.
Vale ressaltar que a falta de atenção com a saúde mental pode ocasionar no aparecimento de outros males físicos e psicológicos.
Escolher janeiro foi uma estratégia pensada, já que normalmente nos sentimos frustrados por não termos cumprido nossas metas no ano anterior. Sensações típicas de final de ano podem impactar diretamente em decisões impensadas, gerando preocupações e ansiedade excessiva por não saber lidar com determinadas situações.
Desse modo, Janeiro Branco faz o alerta para a importância de começar um novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o novo ano que está se iniciando, tendo em vista que outras conquistas dependem da estabilidade mental.
Dedicar-se ao controle emocional é a chave para alcançar uma vida plena e repleta de realizações!
Os objetivos da campanha Janeiro Branco
Confira os objetivos da campanha a seguir!
Quebrar paradigmas
Estabelecer o mês de janeiro para efetivar ações mais diretas a respeito do tema é de suma importância para romper paradigmas. É necessário incentivar debater sobre tabus e preconceitos que ainda perduram a respeito dos tratamentos psiquiátricos.
Quando a pessoa sabe lidar com algumas dessas questões, ela se sente mais estimulada para buscar soluções e reduzir desajustes que a falta de tratamento adequado provoca.
Explorar a simbologia do mês de janeiro
Janeiro é o primeiro mês do ano e, por conta disso, se mostra um mês de recomeço. E para começar bem o ano, nada como fomentar o diálogo e incentivar discussões mais abertas sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
Fomentar uma cultura voltada para a saúde mental
Um dos objetivos centrais da campanha é trabalhar a educação preventiva e contribuir para a formação de ideias que valorizem a saúde mental e os cuidados com ela. Isso também ajuda no incentivo ao autocuidado entre as pessoas que precisam de intervenção profissional.
Por que devemos nos atentar aos cuidados com a saúde mental?
Os impactos causados pela pandemia do COVID-19 foram inúmeros e, por conta disso, em 2020, o tema oficial da campanha Janeiro Branco foi “Precisamos falar sobre saúde metal”. Por conta desses impactos, essa abordagem se mostra muito pertinente no cenário atual.
Além do isolamento, o tempo longe dos amigos pode afetar diretamente o emocional das pessoas. No entanto, a perda de amigos e parentes também foi um problema enfrentado por muita gente.
O luto pela perda de entes queridos é um processo doloroso. É fundamental procurar ajuda profissional nesse momento para que consiga conviver com a ausência da pessoa que faleceu. É importante seguir em frente para conseguir voltar a conviver em sociedade, conseguir realizar as tarefas do cotidiano, etc.
No que diz respeito ao universo corporativo, as questões emocionais afetam diretamente a produtividade dos trabalhadores e são causas recorrentes dos afastamentos. Ademais, doenças ligadas à mente estão na lista das que levam à necessidade de auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, isso em casos mais extremos.
A grande maioria das doenças emocionais estão ligadas à carga da depressão, ansiedade e estresse – isso ao nível mundial. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) os números de pessoas com depressão no mundo giram em torno de 300 milhões.
Conforme a cartilha da OMS sobre a depressão e outras desordens mentais comuns, há uma associação entre essa doença e o desenvolvimento de outros problemas psíquicos de maior gravidade. Uma das preocupações da organização é a influência das crises depressivas sobre ideações suicidas ou, até mesmo, atos concretizados.
Dados da OMS indicam que o suicídio é a segunda causa global de óbitos de jovens entre 15 e 29 anos.
No Brasil o panorama referente à saúde emocional se mostra mais preocupante. Isso porque o suicídio entre os jovens brasileiros é a quarta maior causa de morte. Além da depressão, perdas recentes – como já falamos – isolamento social, o alcoolismo, traumas de infância e dependência química também impactam diretamente nesse aspecto e são razões para mostrar o quão relevante é o Janeiro Branco.
Então, agora que já sabe a importância dos cuidados com a saúde mental, aproveite que janeiro chegou e separe um tempo para realizar essa prática. Comece 2023 de uma maneira diferente, com uma nova perspectiva. Os resultados irão aparecer de maneira rápida.
E então, gostou do conteúdo? Para continuar inteirado sobre assuntos como esse, siga nosso blog e nossas redes sociais!