4 min • 08/12/2022
Uma das coisas mais difíceis é perder alguém que amamos, e aprender a lidar com o luto pode ser um desafio diário. Apesar de inevitável, a morte não é uma questão muito discutida, não aprendemos sobre isso na escola, não conversamos com a família frequentemente sobre essa hora, e por isso, dificilmente estamos preparados para enfrentar esse momento.
Viver com o vazio da ausência deixado pelo ente querido pode ser uma estrada muito complicada de se percorrer. Esse é um momento que envolve questões emocionais, psicológicas e, em alguns casos, consequências físicas também.
Então, se você está aqui à procura de formas de lidar com o luto, leia nosso artigo até o final. Esperamos que nossas dicas possam aliviar a dor do seu coração.
O que é o luto?
Em poucas palavras, o luto é um processo emocional que vivemos por causa da dor causada pela morte de um ente querido. Além disso, o luto também pode acontecer por outras perdas, como por exemplo a morte de um animal de estimação, um grande prejuízo ou falência, perder um emprego ou com o fim de um relacionamento amoroso.
Cada um encara o luto de uma forma, mas é fundamental buscar maneiras de lidar com o luto, esse sentimento que pode ser angustiante.
Quanto tempo dura o luto?
Esta é uma pergunta muito difícil de responder, já que cada pessoa encara o luto de uma forma diferente. Além disso, cada um está em um momento emocional da sua vida, e isso pode fazer com que leve mais ou menos tempo para viver, sentir e compreender o luto.
Cada um precisa de um tempo para restabelecer o equilíbrio emocional interno. Então, se você está sofrendo com o luto e o vazio da ausência está muito forte no seu coração, continue a leitura para encontrar caminhos para lidar com o luto ou ajudar alguém que está passando por essa situação.
Como lidar com o luto e aliviar a dor da perda?
Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com o luto e as suas vidas entram em uma espiral de tristeza e angústia devastadoras. E, apesar de não existir uma receita pronta sobre como melhorar essa situação, algumas coisas podem sim ajudar a passar por esse momento.
Vamos entender então um pouco mais sobre isso com nossas 6 dicas.
Permita-se sentir o luto sem medo
Não fique com receio de sentir o luto. Permita-se ter esse sentimento, entenda que esse é um momento difícil e você não deve reprimir o que está sentindo. Por si só, esse já é um momento bastante difícil.
Então, se além de tudo você ainda se sentir culpado por estar triste, passar por isso vai ser ainda mais complicado. Viver o luto é essencial para superar uma perda. Não esconda-o ou evite falar quando precisar.
Se você tem pessoas ao seu lado, não se importe em incomodar. As pessoas vão entender. Chore, desabafe e nunca ignore esta fase da sua vida.
Não passe pelo luto sozinho
Mesmo que pareça que nada vai ajudar nesse momento, uma palavra amiga, um abraço ou mesmo uma pessoa para ficar um pouco do seu lado pode trazer algum conforto.
Ficar sozinho nessa hora pode potencializar o sentimento de vazio da ausência, então não deixe de compartilhar sua dor para soltar os sentimentos que estão presos no seu coração.
Algumas pessoas que reprimem seus sentimentos podem ficar com traumas ou doenças como a depressão. Você não precisa ser forte e conseguir ficar sozinho o tempo todo.
O isolamento é, infelizmente, uma tendência de quem está tentando lidar com o luto, mas é fundamental entender que você está mais frágil, e a solidão pode fazer com que você mergulhe cada vez mais fundo na tristeza, na culpa e na depressão.
Nessa hora, estar perto de pessoas que você ama vai trazer uma grande ajuda para sua alma. Conte com quem está aqui ao seu lado para te dar apoio, carinho e distração.
Isso certamente vai te ajudar a afastar o sentimento de vazio que temos ao lidar com o luto.
Não coloque um prazo para lidar com o luto
Como falamos no começo do artigo, cada um lida com o luto de uma forma diferente, e por isso, cada pessoa tem seu tempo para viver e passar por essa situação. Algumas pessoas lidam com a morte de forma mais tranquila, enquanto outras podem levar muito mais tempo para superar. E está tudo bem.
O mais importante é não se cobrar porque está demorando, ou mesmo porque você vai conseguir passar por isso de uma forma mais rápida. Viva o luto no seu tempo, não apresse e nem retarde o processo.
Entenda que, assim como um machucado – algumas pessoas saram mais rápido, outras levam mais tempo para curar uma ferida. Lidar com o luto pode sim ser comparado a um processo de cicatrização. Cada indivíduo tem o seu tempo.
Tente mudar a sua rotina
Mudar um hábito já é algo bastante difícil, e é muito comum a pessoa sentir melancolia ao lidar com o luto. Isso acontece porque as coisas nunca mais serão as mesmas, porque aquela pessoa se foi. Então, o que ficou foram as lembranças.
Esse vazio da ausência pode ser uma das coisas mais difíceis e mudar a rotina pode ser uma alternativa para aliviar esse sentimento. Criar novos hábitos, seja sozinho ou com outras pessoas, pode trazer algum alívio para sua vida.
E não é preciso se sentir culpado. Você precisa desapegar da rotina antiga, sem esquecer os bons momentos, ou seja, de uma forma saudável. Dar adeus certamente não é fácil. No começo, tudo vai lembrar a pessoa que partiu, então além de tentar fazer outras coisas, mude alguns objetos de lugar, doe o que você não vai precisar.
Algumas pessoas ficam mais relutantes em fazer isso porque parece que estão tentando esquecer do ente querido. Mas isso não é verdade. As lembranças vão continuar na sua memória e no seu coração.
Aos poucos, volte a viver a sua vida
O luto tem alguns estágios como a negação, a raiva e a tristeza. Quando isso melhorar um pouco, busque retomar a sua vida. Isso não vai fazer com que você esqueça a pessoa que partiu, mas lembre-se de que você ainda está aqui e precisa viver!
Se sentir necessidade, procure ajuda profissional
Muitas vezes nós fazemos de tudo. Tentamos nos adaptar, mudar de rotina, fazer coisas diferentes, buscamos ajuda dos amigos e parentes, mas a tristeza se mostra cada vez mais profunda e difícil.
Se para você lidar com o luto se tornou uma jornada muito penosa, o ideal é procurar por ajuda profissional. Cada pessoa passa por situações na vida que podem deixar marcas, e algumas vezes, pode existir uma predisposição patológica.
Nesses casos, chamamos o processo de luto patológico, e ele pode ser muito prejudicial à saúde emocional humana, e precisa ser tratado. Se sentir triste é normal, mas isso não pode interferir na sua vida e nas suas atividades rotineiras por muito tempo.
É como uma ferida que precisa ser tratada pois já deveria estar melhor quando ainda dói e sangra. Hoje em dia existem psicólogos especialistas para te ajudar a reorganizar a vida e superar o luto, o que pode ser fundamental para que você compreenda seus sentimentos e emoções e assim consiga passar por essa dor da perda de uma forma menos traumática.
Aproveite e confira em nosso canal no YouTube, conteúdos que falam a respeito do luto em seus mais variados aspectos.
No vídeo a seguir você entende mais sobre a importância da psiquiatria neste processo:
Para entender o luto, pense na transitoriedade da vida
Segundo Carl Jung, um psicanalista muito famoso, o sol nasce no horizonte e chega no seu pico ao meio-dia, e desce em curva descendente até o final da tarde, quando se despede do dia e morre.
Assim é o caminho da vida. Nascemos, vivemos, passamos pelo nosso amadurecimento, chegamos ao nosso pico e começamos a trilhar a nossa descida, quando chega a hora de se despedir.
Lidar com o luto é um processo interno, e apesar de sabermos que todos nós um dia vamos passar por isso, e que a morte pode aparecer em qualquer lugar, em qualquer hora, para qualquer um, ela não parece algo natural.
É bastante difícil aceitarmos a perda. Lidar com o luto é devastador. Mas vamos nos apoiar em uma frase de Sócrates e assim acreditar que pode existir um lugar melhor. A frase diz assim:
“Mas eis a hora de partir: eu para a morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo ninguém o sabe, exceto os deuses.”
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que estas palavras tenham confortado um pouco o seu sentimento de perda. Te convidamos a clicar aqui para assinar nossa newsletter, assim você vai receber semanalmente mais conteúdos como este!