4 min • 20/03/2023
Vivenciar o luto é sempre uma situação muito difícil. Apesar de termos consciência da finitude da vida, a sensação não se torna mais fácil por conta dessa compreensão. Neste momento existem diferentes formas de apoio que podem ser importantes para o enlutado, e entre elas estão os filmes sobre morte e luto, que fazem refletir.
Os filmes em questão não são de terror ou algo parecido. Tratam-se de filmes que nos ajudam a refletir sobre as nossas perdas e as formas de lidarmos com elas. E tudo isso através de obras que trazem histórias inspiradoras e emocionantes. Pode não ser a solução mais tradicional, quando pensamos em lidar com o luto, mas com certeza ajuda bastante.
Sendo assim, separamos uma lista com 6 filmes sobre morte e luto, para você assistir e refletir, e assim, amenizar a dor desse momento e compreender melhor alguns sentimentos.
6 filmes sobre luto para você refletir
Durante o luto passamos por algumas etapas, e elas são recheadas de uma variedade infinita de emoções que sentimos. Muitas vezes, é difícil explicar até para nós mesmos quais são os sentimentos que estão aflorando, por isso, os filmes sobre luto nos ajudam a refletir e podem ser grandes aliados nesse processo.
Dessa forma, se você perdeu uma pessoa importante e está vivendo esse período de luto, confira os filmes abaixo e se inspire na arte para conseguir seguir em frente.
#1. Meu Primeiro Amor
Esse é um dos mais conhecidos filmes sobre luto. O filme conta a história de uma menina de 11 anos, chamada Veda, que mora dentro de uma casa funerária com o pai e uma avó doente. Ela é uma criança solitária, que se sente culpada pela morte da mãe, falecida por complicações no parto, e também não sabe lidar com os corpos embalsamados que ficam na funerária, no porão da sua casa.
Vada tem apenas um amigo, que é um menino tímido chamado Thomas J, e que também acaba morrendo no filme. Essa obra traz alguns questionamentos como, por exemplo, se existe uma forma ideal de falar sobre a morte com crianças, e se há alguma idade adequada para tratar de um assunto tão complexo.
O fato é que não existe uma resposta única para todas as crianças de uma mesma faixa etária. Além da idade, a percepção da morte, por uma criança, varia de acordo com a personalidade, o estágio de desenvolvimento cognitivo e psicossocial, a intensidade com que ela vivencia a situação e a cultura em que está inserida. Esse é um dos filmes sobre luto que trazem ótimas reflexões em relação ao luto em crianças.
#2. Um Ninho para Dois
Um ninho para dois é mais um dos filmes sobre luto ideais para refletir sobre o tema. Ele conta como a vida dos personagens Lilly e Jack virou de cabeça para baixo depois de terem perdido a filha, ainda bebê. E a história gira em torno de como o luto é sentido de forma diferente pelos dois, chegando ao ponto dos dois acabarem entrando em conflito.
No processo de luto de Jack, ele acaba entrando em depressão, e precisa ser internado em uma clínica. Em contrapartida, para dar forças e ajudar o marido, Lilly se sente “obrigada” a demonstrar uma força não existente no momento. Quando Jack retorna para casa, e os dois voltam para as suas rotinas, Lilly se dedica a cuidar de Jack e acaba deixando de lado o seu próprio processo de luto.
Esse filme fala de temas como processo de luto, depressão e recomeço, de forma sensível e realista. E apesar da sinopse parecer que se trata de um filme de superação e milagres, como muitos que você já viu, ele não perde o bom humor e é recheado de surpresas que a vida nos traz. A magia desse filme é o seu poder de nos fazer rir e chorar, em um curto espaço de tempo.
Dado: é alta a taxa de separação de casais após a perda de um filho, justamente pela dificuldade que pode surgir entre o casal em compreender a forma diferente que cada um tem de vivenciar o luto. Além das acusações frequentes diante do sentimento de culpa por não terem conseguido evitar a morte do filho. Neste sentido, este filme pode ajudar casais enlutados por perda de um filho a entenderem o momento que enfrentam através da identificação com os personagens.
#3. Já Estou com Saudades
O luto nem sempre é sentido apenas depois da perda de alguém. Algumas vezes ele pode ser iniciado após a notícia de uma morte iminente, e Já Estou com Saudades é um dos filmes sobre luto que retratam essa aceitação da morte que está por vir. No filme, Jess e Milly são amigas inseparáveis desde a infância. O longa mostra essa relação por meio de um flashback que, rapidamente, retrata a amizade das duas desde o primeiro dia.
No momento presente da trama, Jess está tentando engravidar, enquanto isso, Milly descobre estar com câncer de mama. A temática central do filme engloba juventude, mulheres e amizade, mas dentro de tudo isso, é apresentada a situação do luto antecipatório, ou seja, de uma perda que ainda está para acontecer, afinal, a morte de Milly é iminente.
O enredo se passa dentro de uma harmonia entre a dor e o sofrimento, a amizade e o amor. Os filmes sobre luto costumam ter uma atmosfera mais pesada, porém, Já Estou com Saudades oferece pitadas de bom humor, que funcionam como pequenas “pausas” nesse processo de luto que está sendo mostrado.
#4. Beleza Oculta
Beleza Oculta é mais um dos filmes sobre luto que nos ajudam a pensar na relação que temos com a morte, o amor e o tempo. Ele nos faz mergulhar no processo doloroso que é perder alguém que amamos. O personagem principal é Howard, um homem que entra em depressão após a morte da sua filha.
Ele é dono de uma agência de publicidade, com mais três sócios. Porém, após essa perda, ele acaba se afastando da agência e dos seus amigos. Ele passa a não enxergar mais sentido na vida, porém, seus amigos bolam um plano e se juntam na empreitada de trazer Howard de volta à vida.
O filme mostra que, devido ao luto, Howard acaba cedendo aos sentimentos de frustração, angústia, apatia, tédio e falta de sentido na vida. Mas que, após o período de dois anos, com a ajuda de amigos, ele consegue sair do processo de depressão. Esse é um dos filmes sobre luto que mostra a importância de ter uma rede de apoio para enfrentamento do luto.
#5. Extremamente Alto, Incrivelmente Perto
Extremamente alto, incrivelmente perto é mais um dos filmes sobre luto que trazem excelentes reflexões e ajudam as pessoas que estão passando por esse momento. Ele conta a história de Oskar, uma criança excepcional de 11 anos de idade. Ele é um inventor amador, pacifista e sempre teve uma ligação de absoluta cumplicidade com o pai.
Durante os atentados terroristas do 11 de setembro no Wall Trade Center, o pai do garoto morre. Esse fato muda a própria natureza do pequeno Oskar que, incapaz de lidar com a perda, se fecha tornando-se uma criança infeliz e solitária.
Porém, um ano depois do incidente, ele encontra a chave de um antigo jogo que costumava jogar com o pai, e resolve sair em uma missão que vai ajudar a lidar com o processo de luto.
Durante esse percurso, Oskar conhece pessoas que o ajudam a entender melhor os sentimentos, e assim, o fazem cumprir o luto que lhe faltava. Extremamente alto, incrivelmente perto é um filme que traz a reflexão sobre o processo de luto, e como ele precisa ser vivenciado para que o indivíduo possa seguir o seu caminho.
#6. O Caderno de Tomy
O caderno de Tomy é um filme baseado em fatos reais. Ele retrata a história da personagem Valéria que descobre que tem pouco tempo de vida, por conta de um câncer terminal. Diante da situação, ela começa a escrever mensagens para o seu filho de apenas quatro anos de idade, para que ele possa ler quando for mais velho.
Em paralelo, ela também passa a fazer postagens sobre a sua história, em uma rede social. Nessas postagens, ela trata a própria doença com sarcasmo, viraliza e torna-se uma celebridade. Apesar do título ser focado na experiência dela em relação ao filho, O Caderno de Tomy é um filme que aborda o luto de maneira bem completa.
O filme faz pensar sobre o luto de uma criança que ainda não entende o fato de que vai perder a mãe, e que vai vivenciar essa perda em diversas fases durante a vida. Faz refletir também sobre o processo de luto antecipatório do marido, família, e amigos, que sabem que a morte está perto de acontecer e não podem mudar esse fato.
Mas, principalmente, nos faz refletir sobre nossa finitude e sobre autonomia no fim da vida. É um filme que traz assuntos polêmicos, mas extremamente necessários, como por exemplo a autonomia com relação às decisões acerca do tratamento que é um direito do paciente.
Não costumamos conversar com nossa família sobre o que queremos no fim de nossas vidas e este filme nos provoca a pensar sobre isso.
Cine Angelus apoiando o Luto
O Cine Angelus tem o objetivo de promover conversas sobre o viver e o morrer melhorando a relação das pessoas com o inevitável fim da vida. São encontros periódicos para exibição de um filme com a morte como tema central, seguidos de bate-papo com os participantes.
O Cine Angelus, inspirado no Cine Clube da Morte, é uma parceria com o espaço Caixa Preta de Teatro e busca reunir o público aos profissionais do Programa de Apoio ao Luto da Angelus e traz luz ao tema de forma leve e envolvente.
Em dezembro, a primeira edição do Cine Angelus exibiu o O Caderno de Tomy, em março de 2023, a segunda edição exibiu o filme Uma Prova de Amor (2009).
É importante ficar de olho nas redes sociais da Angelus para acompanhar as próximas edições do nosso Cine e descobrir quais os filmes sobre luto que estarão em exibição. Para quem não conseguiu participar, esses filmes estão disponíveis na plataforma da Netflix.
Conheça mais sobre o Cine aqui: