4 min • 27/07/2020
Embora seja um momento difícil, o luto é também um processo natural, não se justificando a intervenção em todos os casos. Apesar de o suporte profissional não ser necessário todas as vezes, a família e os amigos podem e devem sempre acolher a dor dos que estão desolados com uma perda significativa.
A ajuda profissional é necessária quando há dificuldade na expressão da dor; dificuldades em lidar com sentimentos contraditórios; dificuldade em aceitar a nova realidade ou em assumir novos papéis; ou dificuldades em lidar com o luto familiar e com a sociedade.
Essas dificuldades costumam aparecer quando a perda aconteceu de forma traumática, quando há uma vulnerabilidade pessoal, quando o enlutado já tem algum transtorno psiquiátrico prévio ou quando falta apoio social, por exemplo.
Negar a dor e a perda não faz o problema desaparecer, o problema segue existindo e se faz notar de outras formas, se não for pelo choro, será por dificuldades de adaptação à nova realidade, pela deterioração da saúde física ou pelo grave adoecimento mental, por exemplo. Não tenha medo de procurar o apoio de um profissional da saúde mental. Desenvolva empatia pela sua dor.
Karina Zanini Marques
CRP 06/103536