4 min • 18/07/2019
A perda de um ente querido é uma situação dolorosa, mas o luto não precisa ser percorrido em solidão. Na verdade, expressar os sentimentos em um momento de dor permite que o acontecimento seja processado de forma mais equilibrada. Assim, a psicoterapia ajuda a entrar em contato com a dor do luto e superá-la.
Para isso, existe também a psicoterapia de grupo: a partir de uma entrevista com um psicólogo, as necessidades da pessoa em luto são identificadas. Logo, forma-se um grupo com pacientes que podem ajudar mutuamente a enfrentar a situação. A discussão é mediada por um psicólogo sempre buscando entender e respeitar a individualidade de cada um.
A psicoterapia de grupo surgiu em 1905 como uma solução para educar pacientes com tuberculose. As reuniões de 15 a 20 pessoas instruíam os pacientes por meio da reeducação emocional a respeito dos cuidados consigo mesmos e com a doença. A consolidação desse método veio a partir dos anos 70.
No Brasil, a prática se expandiu na segunda metade da década de 70 a partir da Reforma Psiquiátrica. A psicoterapia de grupo tem se personalizado para atender cada tipo de paciente da maneira mais eficaz. Sendo assim, a psicoterapia de grupo pode ajudar na superação do luto.
Por que realizar a psicoterapia de grupo na superação do luto?
Em um grupo, o participante se depara com novas e diferentes perspectivas, além de se sentir acolhido e não mais solitário. De acordo com os pesquisadores da área Luiz Paulo Bechelli e Manoel Antônio dos Santos, dentre as diversas vantagens desse método, estão a identificação com outros participantes sofrendo da mesma condição, revelação de particularidades e intimidades, oferecimento de apoio ao semelhante, desenvolvimento de objetivo comum e resolução de dificuldades e desafios que se assemelham.
A psicoterapia de grupo reforça o altruísmo, esperança e apoio mútuo tornando cada membro do grupo agente de sua própria mudança. Para os psicólogos Cassandra Cardoso e Nedio Seminotti, o grupo é um local de debate sobre a necessidade de ajuda. Os participantes realizam questionamentos sobre as alternativas de apoio e suporte emocional, passando pelo processo de superação do luto juntos.
Diante disso, o Projeto Apoio ao Luto do Plano Angelus oferece suporte emocional às pessoas em luto, pois desejamos diminuir o sofrimento e evitar os transtornos gerados por um luto mal elaborado. Os atendimentos na modalidade grupal são realizados sem custo algum para os associados!
Continue acompanhando nosso Blog e confira mais conteúdos sobre a superação do luto!