...

Precisamos desmistificar o Plano de Assistência Funeral

4 min • 10/10/2022

Plano de Assistência Funeral

Enfrentar a despedida não é nada fácil. Temos dificuldade para entender a efemeridade da vida e que, uma hora ou outra, nossa jornada chegará ao fim. Porém, é necessário se preparar para esse momento inevitável. Sobretudo, com um plano de assistência funeral.

Quando algum familiar se despede, na maioria das vezes, não sabemos o que fazer ou pensar. A dor da perda é tão grande que não cabe no peito e as lembranças de momentos marcantes nos deixam completamente sem chão.

Dessa forma, nossa única motivação é aproveitar cada segundo para dizer adeus à pessoa tão amada pela família. Seja no velório, na cerimônia de enterro ou cremação, honrar a memória de quem fez a passagem é um ato de amor que tem uma simbologia muito forte.

E, nesse momento tão delicado, se torna desafiador para a família enlutada ter que lidar com todos os processos relacionados ao funeral e enterro ou cremação. Por isso, é tão importante ter o amparo de um plano de assistência funeral.

Esse serviço assegura que tudo correrá bem durante a última homenagem para o familiar. Com isso, conforta os corações que estão lidando com a perda e deixa todos concentrados no que realmente importa, o momento da última despedida.

A seguir, vamos te explicar o que é um plano de assistência funeral, como funciona, quais os benefícios da opção e muito mais. Com isso, você vai entender que o momento de partida de um familiar deve ser especial e sem dores de cabeça.

Acompanhe!

O que é um plano de assistência funeral?

Plano de assistência funeral é um serviço que oferece total suporte para a homenagem póstuma e sepultamento do ente querido da família, realizado por uma empresa especializada.

De uns tempos para cá, mais pessoas estão se preparando para o momento difícil e cheio de decisões que é a morte, procurando por um plano como este.

De acordo com a CNN Brasil, houve um crescimento de 10% na busca por um plano funerário. Especialmente, por conta da pandemia e da instabilidade financeira proporcionada pela economia brasileira.

É claro que, questões relacionadas à morte ainda são um tabu para muitas pessoas. Mas, outras já perceberam a importância de deixar tudo pronto para essa situação.

Além disso, quem já perdeu um ente querido sem contar com um plano de assistência funeral, sabe da dificuldade que é cuidar de todos os trâmites que envolvem o sepultamento. Então, avisam conhecidos da necessidade de contratá-lo.

Entenda como funciona

Geralmente funciona assim: a empresa contratada cuida de todo o processo fúnebre, considerando os serviços de cobertura disponíveis e a preferência dos familiares.

Isso porque, o plano não tem uma modalidade única, mas é ajustado de acordo com o que cada empresa oferece em serviços e o que a família realmente precisa dentro do pacote.

O titular da família que fez a contratação paga mensalmente pelo plano escolhido. Dessa forma, em caso de óbito de algum beneficiário do plano, os familiares podem acionar a empresa contratada para cuidar de tudo o que for preciso.

Para efeito de comparação, o plano de assistência funeral funciona de forma parecida com um seguro, atuando de forma preventiva contra situações inesperadas, mas que podem acontecer a qualquer momento. Portanto, não há dúvidas de que vale a pena contratá-lo.

E os benefícios?

Além do fator preparação para esses momentos delicados, o plano de assistência funeral apresenta uma série de benefícios para sua família. Entre os principais, estão:

Redução de custos

Organizar um sepultamento às pressas requer valores altíssimos. Às vezes, superiores a quantia que a família pode pagar. No entanto, com o plano de assistência funeral você reduz significativamente os custos para organizar a homenagem póstuma do ente querido.

Além do valor pago mensalmente para empresa contratada, não há nenhuma outra taxa para que o conjunto de serviços que compõem um funeral completo seja realizado. Então, um dos principais benefícios do plano de assistência funeral é a economia.

Praticidade nos trâmites funerários

Outra excelente vantagem do plano de assistência funeral é a praticidade. Assim que é acionada, a empresa contratada começa a cuidar de todos os trâmites funerários para que tudo saia bem. 

Desde a liberação do corpo, emissão da certidão de óbito, preparo do corpo, organização, divulgação das cerimônias, dentre outros processos, tudo realizado por especialistas.

Tranquilidade para família

Ter o plano de assistência funeral proporciona tranquilidade para a família. O serviço sempre estará à disposição e não haverá nenhuma surpresa financeira ou falta de alguma cobertura, porque está tudo previsto em contrato.

Sendo assim, você e os familiares terão respaldo para realizar uma despedida digna e sem preocupações nesse momento tão delicado.

Importante: o plano de assistência funeral é uma atividade regulamentada conforme Lei Federal 13.261/61. Em função disso, não oferece riscos à segurança dos clientes que o contratam.

O que você deve considerar para escolher um plano de assistência funeral?

Dito isso, o que você deve considerar na hora de contratar um plano de assistência funeral? Uma vez que, há diversas opções que oferecem muitos benefícios. Dentre os fatores mais importantes para contratação, destacamos os seguintes:

Reputação da empresa

O primeiro fator a ser analisado a respeito da empresa que se pretende contratar o plano de assistência funeral é a reputação dela perante o mercado. Afinal, ninguém melhor do que os clientes da empresa para dizer o quanto o serviço é bom.

Para isso, entre no site da empresa em questão e procure depoimentos sobre o serviço. Procure, também, por recomendações nos mecanismos de busca ou em grupos nas redes sociais, por exemplo.

Relação custo-benefício

Por mais que o plano de assistência funeral tenha por si só uma redução de custos considerável se comparado a uma contratação particular, o custo-benefício depende da empresa contratada.

Ou seja, observar o padrão de qualidade do serviço prestado, da estrutura das capelas funerárias e das salas de despedida, além do atendimento, são aspectos que devem ser levados em conta na hora da escolha do plano de assistência funeral para sua família.

Coberturas disponíveis

Também é importante verificar quais são as coberturas disponíveis no plano de assistência funeral a ser contratado. Há empresas que não oferecem nem o essencial para que o velório aconteça. Então, é preciso estar atento a isso.

Inclusive, o ideal é procurar empresas que ofereçam o serviço mais completo possível. Porque assim, você pode deixar tudo nas mãos dos profissionais em vez de ter que lidar com um ou mais processos desgastantes.

Conclusão

Agora que já desmistificamos o plano de assistência funeral, mostrando a importância e as vantagens, você já pode buscar uma empresa que deixe tudo preparado para você e sua família.

Certamente, é difícil lidar com o fato de que, cedo ou tarde, vamos dizer adeus a este mundo. Mas nem por isso, precisamos ficar à deriva desse momento, deixando os preparativos necessários para velório e sepultamento serem feitos às pressas.

A verdade é que isso só vai trazer mais dores de cabeça para uma situação que, por si só, já é muito delicada. Afinal de contas, perder alguém da família sempre é demasiadamente dolorido.

Portanto, conte com o plano de assistência funeral da Angelus. Presente em todo o Vale do Ribeira (SP) e Porto Velho (RO), somos uma empresa que acompanha famílias em todas as etapas da vida em uma relação respeitosa e sustentável. Inclusive, no momento mais inevitável que é a morte.

Para isso, temos diferentes opções de planos, além do plano de cremação, que oferecem serviços completos em assistência funeral. Conheça os planos da Angelus agora mesmo!

Ou se preferir, preencha o formulário abaixo e receba os conteúdos da Angelus diretamente no seu email!

Artigos Relacionados



o luto pelas perdas ambíguas do Alzheimer

Angelus Explica: o luto pelas perdas ambíguas do Alzheimer

O luto é um processo complexo, uma jornada emocional que enfrentamos diante da perda de algo ou alguém significativo em nossas vidas. Enquanto tradicionalmente associamos o luto à morte física, existe um tipo de luto igualmente doloroso e desafiador, que se desdobra enquanto testemunhamos a progressão implacável do Alzheimer. É sobre o paralelo entre esta […]

Ler artigo
Plano funeral Angelus conheça os nossos diferenciais

Plano funeral Angelus: conheça os nossos diferenciais

O plano Angelus é uma solução completa e inovadora para o planejamento de um funeral. Com anos de experiência no mercado, a Angelus se destaca por oferecer diferenciais exclusivos que garantem tranquilidade e segurança em momentos delicados. Uma das principais vantagens do plano é a ampla cobertura que ele oferece. Além dos serviços tradicionais, como […]

Ler artigo
Como a terapia auxilia pessoas em luto

Como a terapia auxilia pessoas em luto?

Como trabalhar o luto na terapia é uma questão fundamental que, muitas vezes, é negligenciada. Afinal, o luto é uma experiência universal, uma resposta emocional à perda de alguém ou algo significativo em nossas vidas. Dessa forma, todos, em algum momento, experimentam esse sentimento, mas nem todos sabem como lidar com ele de maneira saudável […]

Ler artigo