4 min • 05/12/2022
O fim de ano está cada vez mais próximo e vem acompanhado de duas campanhas preventivas muito importantes para manutenção do bem-estar e da qualidade de vida da população: Dezembro Vermelho e Laranja.
Assim como o Setembro Amarelo combate o suicídio, o Outubro Rosa o câncer de mama e Novembro Azul o câncer de próstata, o mês de dezembro também é dedicado a proteger à saúde das pessoas. Dessa vez, conscientizando-as sobre duas doenças perigosas.
A cor vermelha atrelada à chegada de dezembro diz respeito à luta contra o HIV / AIDS, além de outras doenças sexualmente transmissíveis. Enquanto a cor laranja, por sua vez, representa a luta contra o câncer de pele, uma das doenças com mais casos no Brasil.
Ambas condições, HIV e câncer de pele, podem ser fatais. Por isso, vamos te mostrar tudo o que envolve o Dezembro Vermelho e Laranja, explicando com mais riqueza de detalhes o funcionamento das campanhas. Assim como, o que ocasiona essas doenças, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.
O que é Dezembro Vermelho?
Dezembro Vermelho nada mais é do que uma campanha de conscientização dedicada a proteger a população da doença de HIV / AIDS. Durante todo o mês, há vários esforços voltados a alertar pessoas sobre problemas sexualmente transmissíveis.
O principal foco é a prevenção. Ou seja, conscientizar sobre os riscos que o HIV oferece à saúde e mostrar formas de proteção. Até porque, tomar medidas preventivas é muito mais eficiente do que tratar a doença. Ainda mais quando estamos falando do HIV, uma doença que ainda não tem cura.
A assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV também estão nas pautas da atividade da campanha. O que reforça a importância para lidar com o problema.
A campanha de conscientização contra o HIV foi instituída no calendário nacional por Lei no ano de 2017. Dezembro foi escolhido para a realização porque no 1° dia deste mês é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS.
O que é Dezembro Laranja?
Dezembro Laranja, por sua vez, é uma campanha de conscientização dedicada a proteger a população da doença de câncer de pele. Durante todo o mês, um conjunto de atividades são feitas para mostrar o risco e incidência desse tipo de câncer.
De acordo com dados do SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o câncer de pele corresponde a 33% do total de diagnósticos da doença no Brasil. Em outras palavras, a cada três casos de câncer um será de pele. Não à toa, cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele são diagnosticados todos os anos.
Da mesma forma que o Dezembro Vermelho, a campanha para combater o câncer de pele tem como principal foco a prevenção. Contudo, busca informar também sobre a importância de diagnosticar e tratar a doença de forma precoce.
Isso porque, o câncer de pele menos letal, sem melanoma, é o mais comum de acontecer. Porém, se não for tratado, pode evoluir para o tipo de câncer de pele mais letal, com melanoma.
O Dezembro Laranja começou a ser realizado pela SBD no ano de 2014 e confirmado por Lei em 2016. O Dia Nacional de Combate ao câncer de pele é celebrado em 24 de novembro, mas para não atrapalhar o Novembro Azul, a luta contra o câncer de pele foi mudada para o último mês do ano. Com isso, foi formado o Dezembro Vermelho e Laranja.
Principais causas das doenças
Há uma série de motivos que levam pessoas a se tornarem pacientes das doenças combatidas pelo Dezembro Vermelho e Laranja. Logo abaixo, mostramos quais são os principais. Confira!
HIV / AIDS
O HIV atinge principalmente a população mais jovem. Segundo um relatório do Ministério da Saúde, 52,9% dos novos casos de HIV são de pessoas que têm de 20 a 34 anos. Ainda assim, os motivos que levam a doença enfrentada no Dezembro Vermelho e Laranja aparecer são os mesmos para qualquer faixa etária, incluindo:
- sexo sem preservativo;
- uso de uma seringa em mais de uma pessoa;
- transfusão de sangue contaminado com a doença;
- infecção de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação;
- Instrumentos cortantes não esterilizados.
Câncer de pele
O câncer de pele acontece essencialmente por conta do crescimento anormal e fora de controle de células que compõem a pele. Isso leva a formação de camadas que definem qual é o tipo e gravidade do problema.
A principal causa da doença combatida no Dezembro Vermelho e Laranja é a exposição excessiva aos raios solares. No entanto, há outros motivos que fazem o câncer de pele ser uma condição tão recorrente no Brasil. Dentre os quais, destacamos:
- idade e sexo;
- características da pele;
- histórico familiar;
- histórico pessoal;
- imunidade enfraquecida.
E os sintomas?
Relativamente aos sintomas das doenças combatidas pelo Dezembro Vermelho e Laranja, também existem vários que ajudam a identificar se tal pessoa foi acometida por um dos problemas. Veja abaixo!
HIV / AIDS
Quando contamina uma pessoa, o HIV provoca uma série de sintomas. A maioria dos sinais iniciais são muito parecidos com uma virose. Enquanto os outros, deixam os pacientes ainda mais debilitados. Entre os principais, estão:
- febre;
- dor de garganta;
- inchaços;
- feridas no corpo;
- rápido emagrecimento;
- diarreia.
Câncer de pele
O câncer de pele também provoca diversos sintomas no paciente. Todos eles aparecem na pele mesmo, mas incomodam por completo o bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Entre os principais, estão:
- lesões com aparência elevada e brilhante;
- pintas pretas ou castanhas;
- eczemas;
- feridas;
- coceira;
- crostas.
Diagnóstico e tipos de tratamento
Dito isso, como é feito o diagnóstico das doenças combatidas pelo Dezembro Vermelho e Laranja? E quais são os tipos de tratamento disponíveis para cada um dos problemas? É o que você vai descobrir agora!
HIV / AIDS
Para diagnosticar o surgimento da doença de HIV, os profissionais especializados fazem o teste Elisa ou ensaio de imunoabsorção enzimática. Trata-se de um exame de sangue específico capaz de detectar a infecção em até 20 dias.
O tratamento do HIV é feito essencialmente por meio de medicamentos antirretrovirais. Eles ajudam a impedir a multiplicação do vírus no organismo, combatendo a doença e fortalecendo o sistema imunológico. Porém, não podem eliminar o HIV.
Câncer de pele
Para diagnosticar o câncer de pele, os especialistas fazem uma biópsia da lesão da pele ou sua retirada completa. A amostra é enviada para avaliação anatomopatológica, na qual é confirmado a doença e a característica do tumor no paciente.
Quanto às formas de tratamento do câncer de pele, depende da gravidade da doença. Em casos de câncer de pele não melanoma, os procedimentos mais comuns são:
- cirurgia excisional;
- curetagem e eletrodissecção;
- criocirurgia;
- cirurgia a laser;
- cirurgia micrográfica de mohs;
- terapia fotodinâmica (PDT).
Agora, em casos de câncer de pele com melanoma, os métodos de tratamento mais utilizados são a cirurgia excisional e a Cirurgia Micrográfica de Mohs, citadas acima. Porém, são abordagens que precisam ser feitas de forma precoce. Caso contrário, não vão eliminar a doença por completo.
Medidas preventivas a serem tomadas
Como dito, a essência do Dezembro Vermelho e Laranja é a prevenção às doenças de HIV e câncer de pele. Assim, durante todo o mês, a população é estimulada a adotar medidas preventivas apontadas pelo movimento.
HIV / AIDS
Para combater o HIV, o Dezembro Vermelho e Laranja aponta medidas preventivas que vão de encontro com os motivos que causam a doença, como, por exemplo:
- usar camisinha nas relações sexuais;
- não compartilhar objetos cortantes;
- exigir materiais descartáveis ou esterilizados em locais públicos;
- fazer testes regularmente.
Câncer de pele
Na luta contra o câncer de pele, o Dezembro Vermelho e Laranja também aponta medidas preventivas que vão de encontro aos fatores que ocasionam o problema nas pessoas. Dentre os quais, destacamos os seguintes:
- evitar excesso de exposição solar;
- usar chapéu e camiseta durante a exposição solar;
- usar protetor solar diariamente;
- consultar dermatologista periodicamente.
Enfrentando o luto causado por HIV e câncer de pele
Tanto o HIV quanto o câncer de pele podem ser fatais. Milhares de famílias já tiveram que se despedir dos seus entes queridos por causa de problemas como estes, ficando de luto porque o quadro da doença se tornou irreversível. O que deixa claro a importância da campanha Dezembro Vermelho e Laranja.
Além disso, o luto não está necessariamente relacionado à morte de alguém. O conceito é mais amplo. Ele também se refere a perda de algo simbólico. Um exemplo é quando alguém está com doenças, como HIV e câncer de pele, e não pode viver do mesmo modo do que antes. Neste caso, o sentimento de luto da pessoa é pela saúde, vitalidade e disposição que tinha até pouco tempo atrás.
Para ajudar pessoas a enfrentar momentos delicados como estes, a Angelus tem o Programa de Apoio ao Luto, no qual você encontra suporte emocional para superar a dor. O atendimento é realizado com a presença de psicólogos do Grupo Angelus e pode ser feito tanto de forma individual como em grupo. Sendo uma tentativa de amenizar o sofrimento das famílias.
Se tiver interesse em participar de um grupo de Apoio ao Luto ou quiser indicar para alguém, acesse aqui!
Conclusão
Por fim, não há dúvidas de que o Dezembro Vermelho e Laranja são movimentos que salvam vidas. Eles conscientizam a população sobre doenças que não só são perigosas à saúde, mas também podem ser fatais. Assim, protegem você e toda a população.
Contudo, a luta contra o HIV e câncer de pele não é uma luta exclusiva de agentes da saúde ou órgãos específicos, por exemplo. Você também pode combater ambos os problemas, conscientizando conhecidos, amigos e familiares a terem cuidado. Seja aderindo às medidas preventivas, seja realizando exames e tratamentos de forma precoce.
Vale dizer que, no menor sinal de HIV ou câncer de pele, você deve procurar ajuda de profissionais qualificados na área. Eles vão realizar exames e indicar o melhor tratamento possível, caso seja necessário.
Gostou deste conteúdo sobre o Dezembro Vermelho e Laranja? Assine nossa Newsletter e receba semanalmente mais materiais como este!