4 min • 11/09/2023
A perda de um pet pode ser um momento muito doloroso, principalmente se é um animal de estimação que acompanhou seu tutor por muitos anos. Por isso, serviços como cemitério pet e cremação pet vêm se tornando cada vez mais importantes, por auxiliarem as famílias no momento da perda de seus bichinhos.
Esses locais oferecem serviços personalizados, dedicados a honrar, homenagear e lembrar nossos companheiros peludos após o falecimento.
Apesar de não oferecermos esse serviço, neste conteúdo exploraremos em detalhes o que são os cemitérios pet e as cremações pet, como funcionam e quais serviços extras podem ser oferecidos para homenagear os animais de estimação que partiram.
Confira!
O que é um cemitério pet?
Um cemitério pet é um local especialmente designado para o sepultamento de animais de estimação falecidos.
Da mesma forma que os cemitérios tradicionais, os cemitérios pet oferecem um espaço onde os tutores podem velar, enterrar ou cremar seus animais queridos com dignidade e carinho.
Ainda como os cemitérios tradicionais, alguns cemitérios pet também oferecem opções como lápides personalizadas, espaço para velório e até cerimônia de despedida.
Você sabia que o cemitério pet é uma prática milenar?
Ao contrário do que muitos pensam, essa é uma prática milenar. Pesquisadores poloneses encontraram, em 2011, uma escavação no Egito, um local que seria uma espécie de cemitério pet, datado entre os séculos 1 e 2 d.C.
Mais de 90% das ossadas encontradas eram de gatos, 5% de cachorros e o restante de macacos.
O cemitério pet encontrado na escavação contém cerca de 600 ossadas de cães e gatos. A maioria deles, adornados com coleiras de vidros e conchas, envoltos em tecidos e cerâmicas.
Além disso, alguns deles têm marcas de ferimentos anteriores à provável data de morte. Isso demonstra que esses animais foram tratados, curados e mantidos por longos anos ao lado dos humanos.
Os arqueólogos afirmam que tais comportamentos revelaram que, surpreendentemente, a relação humana com os pets nessa fase do antigo Egito é muito próxima à relação que mantemos hoje com nossos pets.
Como funciona o cemitério e a cremação pet?
Alguns cemitérios pet oferecem também estrutura e local para velório, sepultamento e cremação individual e coletiva dos pets.
Em geral, um cemitério pet aceita animais de estimação como gatos, cachorros, aves e pequenos roedores. Mas também há alguns locais que aceitam outros tipos de animais, como cavalos e carneiros, por exemplo.
Veja a seguir como funcionam os principais serviços oferecidos por um cemitério para animais de estimação: o velório pet, o sepultamento pet e a cremação pet.
Velório pet
Nos cemitérios pet, os tutores muitas vezes têm a oportunidade de realizar um velório para seu animal de estimação. Isso proporciona um tempo para a despedida, permitindo que os familiares e amigos se reúnam para compartilhar lembranças e prestar suas homenagens.
Durante o velório, o animal é colocado em um caixão apropriado e colocado em exibição, semelhante aos velórios humanos. Isso proporciona um espaço para o luto e o apoio mútuo entre as pessoas que compartilham o mesmo amor pelo animal falecido.
Além disso, alguns cemitérios para animais de estimação também possuem um espaço de capela. Esse espaço, em geral, pode ser utilizado pelos tutores antes, durante e após o velório do pet.
Sepultamento pet
O sepultamento é a etapa em que o animal de estimação é colocado para descansar em um local designado no cemitério pet. Geralmente, os cemitérios oferecem diferentes opções de sepultamento, incluindo sepulturas individuais ou coletivas, de acordo com as preferências dos tutores.
Muitos cemitérios pet fornecem marcadores de túmulos personalizados, como placas gravadas com o nome do animal e datas importantes, permitindo que as memórias do animal perdurem ao longo do tempo e os tutores e familiares possam visitar o local posteriormente.
Além de ser um processo ético e respeitoso com o pet que acompanhou a vida do tutor por tantos anos, o sepultamento também pode evitar multas. Afinal, enterrar o corpo de animais em qualquer local é considerado crime na legislação brasileira e gera multas para o tutor.
Para os tutores que não podem arcar com o sepultamento do seu pet em um cemitério ou local adequado, é possível entrar em contato com os órgãos públicos da cidade como canis municipais. Nesses locais é possível entregar o animal para um sepultamento em um local adequado.
Cremação pet
A cremação pet é outra opção disponível para tutores que preferem uma abordagem mais discreta para lidar com os restos mortais de seus animais de estimação. Nesse processo, o corpo do animal é submetido a altas temperaturas, resultando na redução das cinzas e dos restos mortais em fragmentos menores.
O tutor do animal tem a opção de não receber as cinzas do animal, mas caso prefira recebê-las, pode escolher urnas personalizadas conforme sua vontade e guardá-las ou enterrá-las em locais especiais, como um cemitério pet.
A cremação pode ocorrer de forma individual ou coletiva. A opção de cremação possui um custo menor do que o enterro em si, e a cremação coletiva é ainda mais barata que a individual.
Caso o tutor não possa pagar pelo processo de cremação, também é possível encaminhar o corpo para locais públicos de cremação pet oferecidos pelas prefeituras, entidades governamentais e até ONGs devidamente regulamentadas.
Quais serviços extras um cemitério pet pode oferecer?
Além dos serviços básicos de cemitério pet e cremação pet, muitos estabelecimentos oferecem opções adicionais para homenagear o legado de animais de estimação queridos. Veja alguns exemplos, a seguir.
Veículos de remoção e translado até o cemitério pet
Alguns cemitérios pet oferecem também o serviço de remoção e translado do corpo do animal. A remoção pode ser realizada diretamente na casa do tutor ou hospital veterinário e o corpo transportado até o cemitério.
Isso evita que o tutor e familiares tenham que lidar com essa situação complicada em um momento de sensibilidade emocional, por exemplo.
Memoriais personalizados
Alguns cemitérios pet também podem oferecer placas gravadas, marcadores de túmulos personalizados, estátuas ou jardins dedicados aos animais de estimação, para enfeitar os túmulos.
Isso pode elevar os gastos do processo, mas garante a preservação da memória do pet e permite que os tutores e familiares visitem o local sempre que sentirem saudades.
Serviços de criação de lembranças
Alguns cemitérios pet e locais que oferecem o serviço de cremação pet também oferecem a criação de lembranças físicas, como moldagens das patas do animal, arte com cinzas ou quadros de memórias.
Além disso, para tutores que sentem a necessidade de ter um pedacinho do animal guardado consigo, para sempre poder se lembrar dos bons momentos, este pode ser um mimo de muito valor emocional.
Cerimônias de homenagem e despedida
Além dos velórios tradicionais, pode haver cerimônias especiais de homenagem, com o intuito de aliviar e trazer conforto aos tutores e familiares nesse momento de grande tristeza.
Auxílio psicológico aos tutores
Perder um animal de estimação pode ser tão doloroso quanto perder de um ente querido humano. Sobretudo, quando o pet foi parceiro de seu tutor por longos anos.
Por isso, alguns cemitérios pet também oferecem um serviço de respaldo psicológico nesse momento tão delicado que é a perda de um animal de estimação.
Cremar ou enterrar, qual a melhor opção?
Em geral, essa é uma decisão bastante difícil no momento da perda de um animal de estimação.
Em meio à mistura de sentimentos, é comum ter dúvidas sobre ter ou não um local como uma lápide para visitar quando bater a saudade. Ou ainda, se faria bem ou não guardar as cinzas do animal para tentar senti-lo sempre por perto.
Por isso, emocionalmente falando, essa é uma decisão que só os tutores podem tomar conforme o que sentem no momento da perda.
No entanto, racionalmente falando, a cremação pet possui dois aspectos importantes que podem valer a pena considerar no momento da decisão:
● a cremação pet é melhor para o meio ambiente, por evitar a contaminação do solo e lençóis freáticos;
● a cremação pet é mais econômica do que o enterro de um pet.
Dito isso, vale reforçar que apenas o tutor, considerando toda a sua história com o pet e a maneira como prefere lidar com a perda, poderá chegar à conclusão sobre qual a melhor opção para o final da vida do seu pet.
Conclusão
Em suma, como vimos anteriormente, desde o antigo Egito nós humanos já valorizamos nossos pets e buscamos nos despedir deles de forma honrosa e amorosa, não é mesmo?
Por isso, os cemitérios pet e as cremações pet são locais muito importantes, cujos serviços permitem que os tutores se despeçam de seus animais de estimação queridos de maneira simbólica, carinhosa e ética.
Esses espaços oferecem a oportunidade de honrar as memórias dos animais que tocaram profundamente nossas vidas e ajudam a tornar o processo menos doloroso, pois se encarregam de situações difíceis como o translado do corpo e o enterro em si.
Seja escolhendo um cemitério para o sepultamento tradicional ou optando pela cremação, esses serviços proporcionam maneiras únicas de preservar a conexão com nossos companheiros.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar com seus colegas que também possuem pets! Também confira outros conteúdos interessantes em nosso blog!