Luto coletivo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A capacidade de sofrer pela morte de alguém que não conhecemos pessoalmente.

            O luto é uma reação de dor que surge a partir da perda de algo ou alguém com quem nos sentíamos ligados de alguma forma. Luto surge quando há vínculo e podemos nos vincular com as pessoas de diversas formas, até por nos identificarmos com algo naquela pessoa, por identificarmos algo nosso no outro, ou algo no outro que fala pra a gente.

            Existem diversos exemplos de ídolos que ao falecerem, nos tocaram profundamente. Choramos a morte de Cazuza, Michael Jackson, do irreverente grupo Mamonas Assassinas, do piloto Ayrton Senna, Princesa Diana, do cantor sertanejo Cristiano Araújo, do jornalista Ricardo Boechat… e agora do artista engraçado Paulo Gustavo.

            Ainda que estejamos falando em luto coletivo, por ser um luto que atinge a nós como coletividade, também precisamos considerar que cada um viverá o luto a sua maneira e de forma individual porque para cada um, Paulo Gustavo representava alguma coisa.

            Darei um exemplo pessoal. A Dona Hermínia de Paulo Gustavo poderia ser a caricatura e uma homenagem dele para a sua mãe, mas me fazia lembrar demais da minha avó materna, já falecida há mais de 30 anos.

            O que eu perdi com a morte de Paulo Gustavo foi a personificação engraçada de minha avó que me fazia rir e ter a impressão de estar vendo-a novamente brigando com todos.

            Espero que este texto tenha esclarecido o porquê de nos sentirmos tristes pela morte de um ídolo como se fosse da família e que cada um possa acolher a sua dor sem recriminações.

Karina Zanini Marques

Karina Zanini Marques

Tradutora formada pela Univem desde 2003 e Psicóloga formada pela Unimar desde 2010 (CRP 06/103536) tem se dedicado profissionalmente única e exclusivamente ao ofício de Psicóloga.

Deixe seu Comentário

Queremos te contar tudo o que acontece na Angelus!

Prometemos não enviar Spam. Conheça nossa Política de Privacidade para mais informações.

Você move nossa evolução.