Projeto Apoio ao Luto
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Mulher olhando para o por-do-sol sentada em um balanço ao lado de um balanço vazio.

O Grupo Angelus está sempre pensando em oferecer o melhor para seus associados. Por isso, estamos mais uma vez inovando na prestação de serviços às famílias trazendo o Projeto Apoio ao Luto.

A perda de um ente querido é um momento delicado de sofrimento extremo e de grande fragilidade psíquica. Diante disso, o Grupo Angelus gostaria de ajudar seus associados da melhor maneira.

Assim, a partir da parceria entre o Grupo Angelus e a psicóloga Karina Zanini Marques da Silva criou-se o Projeto de Apoio ao Luto. Karina possui, além de formação em Psicologia, formação específica na área de luto.

Oferecendo suporte emocional às pessoas em luto, buscamos evitar os transtornos gerados por um luto mal elaborado. Por meio de um acompanhamento psicológico, desejamos diminuir o sofrimento de nossos associados.

O projeto consiste em visitas domiciliares nas semanas após o óbito para acolher os familiares. Logo, analisa-se a necessidade de algum integrante da família enlutada ser atendido em psicoterapia. Em alguns casos especiais, o apoio emocional inclui a presença da psicóloga no velório das famílias associadas ao plano Angelus. 

O projeto Apoio ao Luto também prevê o treinamento dos funcionários do Serviço Funerário. Nosso objetivo é acolher estes profissionais dando voz aos sentimentos deles. O olhar social desvaloriza a profissão e as dores advindas do contato com as famílias enlutadas. Queremos prevenir o sofrimento mental nos funcionários e melhorar a qualidade do serviço prestado!

Psicoterapia grupal para lidar com o luto

Psicoterapia de grupo. Pessoas sentadas em círculo.

Os atendimentos psicoterápicos serão realizados sem nenhum custo para os associados do plano. Esses atendimentos serão na modalidade grupal – mais indicada para essas situações. Isso se dá porque quando passamos por uma situação de perda por morte tudo o que queremos é ser ouvidos e compreendidos.

O trabalho grupal possibilita que cada enlutado encontre nos outros participantes do grupo o acolhimento e a compreensão da dor, pois todos lá sabem exatamente o que é essa dor. A participação da psicóloga no grupo busca facilitar a comunicação dos sentimentos e pensamentos e promover a elaboração do luto.

Após a alta e o fim do trabalho grupal, não se espera que os enlutados parem de chorar e esqueçam a pessoa que perderam. Espera-se que os participantes já consigam lidar melhor com a ausência da pessoa falecida e que se sintam mais tolerantes com seu sofrimento. Isso é, menos desamparadas, mais fortes e capazes de superar a dor. Assim, a pessoas em luto poderão seguir com suas vidas lidando com mais autonomia. 

Ao sentir a necessidade de continuar em processo psicoterápico, o Grupo Angelus e a psicóloga Karina Zanini Marques da Silva terão o prazer em atender os associados na parceira Cliniprev

A parceria com a Cliniprev conta com duas psicólogas em seu quadro de profissionais. A clínica está aberta para qualquer pessoa que deseja compreender melhor seus sentimentos, organizar seus pensamentos ou buscar autoconhecimento. As sessões de psicoterapia são oferecidas a um valor mais acessível aos associados do Plano Angelus.

Karina Zanini Marques

Karina Zanini Marques

Tradutora formada pela Univem desde 2003 e Psicóloga formada pela Unimar desde 2010 (CRP 06/103536) tem se dedicado profissionalmente única e exclusivamente ao ofício de Psicóloga.

Deixe seu Comentário

Queremos te contar tudo o que acontece na Angelus!

Prometemos não enviar Spam. Conheça nossa Política de Privacidade para mais informações.

Você move nossa evolução.