Você sabe a diferença da cremação no espiritismo e catolicismo?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A cremação no espiritismo e catolicismo se modificou com o tempo. A Igreja Católica pede aos enlutados que orem nos cemitérios por seus finados. Diferentemente, os espíritas acreditam que não há motivos para se dirigir ao cemitério. Isso se dá porque o corpo é um instrumento e, assim que houve o desencarne, o espírito não estará mais ligado ao corpo.

Ao contrário do que muitos pensam, o espiritismo não se opõe à cremação, pois os espíritas não cultuam o corpo. Para os estudiosos do espiritismo, a cremação é uma tendência do futuro considerando as questões ambientais envolvidas.

“A cremação é um processo legítimo de liberação do espírito desencarnado” disse Chico Xavier, citando Emmanuel em seu livro O consolador.

Contudo, o espiritismo aconselha a espera de 72 horas após o falecimento para que se prossiga com a cremação. Este tempo é necessário para que a espiritualidade se desligue do corpo e não sofra.

A Igreja Católica sempre considerou apenas o enterro como destino do corpo após a morte. Para ela, esta prática seria a que melhor representaria a esperança na ressurreição. Porém, em 1963, o Vaticano permitiu a cremação, desde que isso não signifique a negação da ressurreição.

O catolicismo recomenda que, caso a família opte pela cremação, as cinzas não sejam espalhadas. As cinzas devem ser conservadas em um lugar sagrado, isso é, no cemitério, igreja ou outro lugar dedicado a isso e determinado pela autoridade eclesiástica.

A cremação no espiritismo e catolicismo era vista de forma diferente. Contudo, com o passar do tempo as concepções cristãs foram se modificando e hoje ambas as religiões aceitam a cremação.

Karina Zanini Marques

Karina Zanini Marques

Tradutora formada pela Univem desde 2003 e Psicóloga formada pela Unimar desde 2010 (CRP 06/103536) tem se dedicado profissionalmente única e exclusivamente ao ofício de Psicóloga.

Deixe seu Comentário

Queremos te contar tudo o que acontece na Angelus!

Prometemos não enviar Spam. Conheça nossa Política de Privacidade para mais informações.

Você move nossa evolução.